Por que o sono é essencial para o desenvolvimento e aprendizado do bebê

Recém-nascidos e bebês podem dormir de 14 a 17 horas por dia intercalada, mas em qualquer lugar até 19 horas ainda são considerados completamente normais. Este período de tempo único em seu desenvolvimento humano está cheio de mudanças e muitas dessas mudanças acontecem durante o sono. A importância do sono para o desenvolvimento e a aprendizagem continuará durante toda a vida do seu filho. Porque, mesmo quando adultos, o sono é essencial para a nossa saúde e capacidade de aprendizagem.

Os recém-nascidos aprendem enquanto dormem

Os bebês mostram uma incrível capacidade de aprender durante o sono. Um estudo publicado no Proceedings of National Academy of Sciences questionou se os recém-nascidos poderiam ou não aprender enquanto dormiam. Os recém-nascidos, em particular, passam pouco tempo acordados e aprendem relativamente rápido.

Neste estudo, eletrodos fixados na face e no couro cabeludo de recém-nascidos mediram o movimento dos olhos e a atividade cerebral durante o sono. Depois que um tom específico foi tocado, uma suave baforada de ar foi soprada em direção aos olhos. Leituras e observações de pesquisadores mostraram que, após um curto período de tempo, ao ouvir o tom, os recém-nascidos adormecidos começaram a contrair suas pálpebras em antecipação ao sopro de ar. Mesmo dormindo, eles aprenderam e responderam ao ambiente externo. As leituras dos instrumentos mostraram aumento da atividade na parte do cérebro responsável pela consolidação da memória.

Padrões de sono como eles crescem

Por mais importante que seja o sono para o crescimento e desenvolvimento contínuo do seu bebê, para algumas crianças os padrões de sono esporádicos do primeiro ano de vida continuam na infância e além.

Sem dormir o suficiente, a amígdala , a parte do cérebro que processa as emoções, torna-se mais sensível aos estímulos negativos. Para um bebê ou uma criança pequena, os estímulos negativos podem ser um atraso no jantar ou no recreio interrompido. Ao mesmo tempo, o córtex pré-frontal, a área do cérebro responsável por aplicar maior raciocínio às emoções, torna-se menos ativa. Bebês e crianças pequenas não têm a capacidade de aplicar muito raciocínio a suas emoções, de modo que explosões extremas se tornam ainda mais comuns se não estiverem dormindo o suficiente.

Padrões de sono ruins podem voltar a afetar a saúde acadêmica, social e emocional de uma criança. À medida que as crianças crescem nos primeiros anos elementares , esses problemas podem se manifestar como crescentes explosões emocionais e impulsividade. Um estudo de 2012 publicado na Pediatrics descobriu que prolongar o tempo de sono em apenas 27 minutos resultou em uma melhora no comportamento de agitação e impulsividade entre as crianças em idade escolar. Não só isso, as crianças que tinham um tempo de sono prolongado mostraram mais alerta, o que também melhorou suas pontuações acadêmicas.

Todo pai quer que seu filho tenha sucesso, mas como você pode ajudar?

Bebê difícil ou distúrbio do sono: bons hábitos de sono trazem a verdade
Dez por cento dos pais relatam que seus filhos têm problemas de sono em algum momento da primeira infância. E vinte e um por cento das crianças com problemas de sono na infância continuam a ter dificuldades ao longo da infância. No entanto, padrões de sono inconsistentes são esperados em bebês, o que torna difícil identificar quando você tem um problema mais sério.

Você pode ajudar você e seu filho, incentivando hábitos saudáveis ​​de sono. Se os problemas do sono persistirem após um esforço consistente (pelo menos de quatro a seis semanas) para melhorar os hábitos de sono, você poderá conversar com o médico do seu filho sobre um potencial distúrbio do sono.

Enquanto isso, continue trabalhando nesses hábitos de sono como:

• Uma rotina de calma na hora de dormir: uma rotina consistente para a hora de dormir ajuda o cérebro do seu filho a identificar quando é hora de começar a liberar os hormônios do sono. Rotinas de dormir também fornecem tempo para reduzir os níveis de energia em preparação para a cama. Um banho quente, lendo um livro juntos ou ouvindo música tranqüila pode ser usado para ajudar seu filho a alcançar um estado de calma. Tente executar a rotina na mesma ordem e na mesma hora todos os dias.

• Manter um horário de sono-vigília consistente: No mundo agitado de hoje, onde estamos agendados de um final do dia para o outro, uma hora de dormir consistente pode parecer um luxo. No entanto, é essencial para as crianças. Isso não só garante que eles tenham tempo suficiente na cama, mas também ajuda seus corpos a retardar a liberação dos hormônios do sono.

• Torne o ambiente do sono confortável: algumas crianças precisam de um conforto extra na hora de dormir. Embora seus medos pareçam infantis para adultos, para crianças, monstros debaixo da cama podem parecer muito reais. Um objeto de conforto, como um bicho de pelúcia ou um cobertor, pode ajudar muitas crianças a caírem e permanecerem dormindo. Além disso, verifique se não há nada na cama que possa estar causando desconforto, como um colchão irregular ou marcas grandes no colchão ou na cama. Enquanto todos os colchões de berço devem seguir as normas de segurança, alguns são muito mais confortáveis ​​para os bebês do que outros. Como os bebês não conseguem dizer por que estão agitados durante a noite, você pode precisar fazer algumas investigações para descobrir se a superfície do sono é a opção certa para o seu bebê.

Todos, adultos e crianças, precisam de um sono adequado. À medida que o seu filho cresce e desenvolve bons hábitos de sono, ambos poderão ter um sono de alta qualidade de que você precisa.

Dicas de como dormir bem com o bebê recém nascido

 

 

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